Como Começar Do Zero E Se Posicionar Em Um Nicho Concorrido

No meio de tanta concorrência, no meio de tanto de tudo , você pensa. “Nossa, mas já tem tanto disso ! “

Então como você pode começar do zero? Encontrar o seu posicionamento de mercado concorrido e ter sucesso em seu negócio online?

Conseguir o seu posicionamento em um Nicho de Mercado vai fazer você ser lembrado pelo público daquele Nicho. Fará com que você possa cobrar mais caro pelos seus produtos e serviços. Fará com que outras pessoas sigam as suas considerações. Fará com que outros players do mercado queiram fazer parcerias com você.

Melhorando o seu posicionamento fará com que você não seja apenas mais um procurando um cliente aqui, um cliente ali e passe a ser aquele que as pessoas buscam, se inspiram, sigam as suas recomendações, comprem seus produtos e tornem-se seus fãs.

Saiba que posicionar-se no mercado é uma das tarefas principais do seu marketing. Tem que dar foco pra isso, seja pra vender serviços, produtos, afiliados, o que for, principalmente para quem quer ter um negócio sólido sendo uma autoridade.

Hoje eu vou te mostrar quais são as 6 estratégias para você começar do zero. Se posicionar em um mercado concorrido, encontrar o seu espaço e vender mais. Claro que este não é um assunto simples para um único vídeo rápido, existem diversos livros sobre posicionamento, porém a minha intenção é te passar técnicas simples e práticas para você já aplicar agora.

Saiba Mais Aqui

Antes que eu esqueça, faça assim, aproveita para se inscrever no Blog e no meu canal do Youtube, você não vai se arrepender.

Segue as Estratégias para Como Começar do Zero e Se Posicionar em um Nicho Concorrido

como se posicionar da menria correta

Estratégia 1 =>> Afunilar o seu Nicho

“Afunilar o seu Nicho é se posicionar dentro de um pequeno espaço, sendo muito específico”

Vou te dar um exemplo bem prático, temos no mercado de produtos digitais um produto chamado “Mamãe Sarada” e o processo de afunilar este Nicho foi mais ou menos assim; mercado de saúde, bem geral, não tem como se posicionar especificamente neste mercado, mas saúde do que, pra quem?

Para este produto foi usado o processo de afunilamento, “Saúde e Emagrecimento” , mas ainda é um Nicho enorme e já tem grandes players no mercado já estabelecidos, seria difícil se posicionar, então foi usado “Emagrecimento Para Mulheres” e depois “Emagrecimento Para Mulheres Que Acabaram De Ser Mães”.

Perceba que o produto foi bem afunilado e este produto é um dos únicos da categoria e quando alguém falar sobre um produto pra perder peso, depois da gravidez, vão falar deste produto, mas a grande sacada vem agora !

Hoje, não sei quantas vendas tiveram deste produto, mas só para exemplo digamos que sejam 10.000 vendas, é uma autoridade no assunto, conseguiu um monte de depoimentos, várias seguidoras, defensoras da marca e se a proprietária quiser criar um produto de emagrecimento de forma geral e competir com os grandes players que já estão estabelecidos no mercado, vai ser muito mais fácil.

Entenda que o processo é afunilar o seu nicho bem específico e construir o seu posicionamento ali dentro, depois ir subindo de nível.Alguém pode dizer, “Mas não é mais fácil já começar em um mercado grande e atingir todo mundo ? ”, ai é que entra o que estamos falando agora, é bem mais difícil se posicionar e se destacar entre os players de mercado que já estão ali, você teria que gastar muito com Marketing.

Além disso sempre que você nichar um produto ou um segmento vai ser muito mais fácil você fazer a venda, você atinge as pessoas específicas, olhe um exemplo, imagine que você está com dor de cabeça e vai na farmácia comprar um remédio e na prateleira tem um remédio “Sem Dor, Alivio Rápido da Dor De Cabeça ! “ e tem outra caixa com o nome assim, “Remédio”. Qual desses você vai comprar ?

Você compra o específico para dor de cabeça, claro, por isso que a primeira técnica é afunilar o seu nicho até você conseguir se posicionar ali dentro, depois expandir.

Estratégia 2 =>> Diferencial Único

Parecido com o que acabamos de ver, porém agora é depois que você já afunilou o seu Nicho e aqui é simplesmente você encontrar um posicionamento único, algo que ainda não está sendo feito ou mal feito.Um exemplo disso é que você pode se posicionar como o mais barato da categoria e não tem problema nenhum, é uma forma de se posicionar e não significa que você vai ganhar menos dinheiro com isso.

Encontrar um diferencial único e se estabelecer ali dentro, é aqui que vem a grande sacada, veja o que já existe e busque estes pontos diferenciais para o seu negócio e se posicione de uma forma melhorada, vou falar sobre um exemplo meu.

Minha experiência

Quando eu lancei o Fórmula Negócio Online ele foi o primeiro treinamento do mercado que leva o aluno em um passo a passo prático até o resultado, por todas as etapas da construção de um Negócio Online, mostrando ao vivo como eu mesmo vou fazendo; antes do Fórmula não tinha nada assim.

Tinham outros cursos bons, mas eram cursos que ensinavam ideias, conceitos, ensinavam como é possível fazer as coisas, mas eles não tinham uma extrutura de construção sequencial e o Fórmula Negócio Online veio com todo este diferencial, então o que você tem que fazer é olhar o que já existe, olhar os melhores e simplesmente olhar brechas faltando ou pontos falhos ou ainda alguma coisa que você pode melhorar um pouco, não precisa ser muito, só um pequeno diferencial já faz uma grande diferença.

Mais um Exemplo

Outro exemplo simples, por exemplo na questão de suporte, você não deve comunicar assim, “Meu Suporte é o Melhor Que Existe”, isso é muito genérico e qualquer um fala isso, o certo seria, “Nosso Suporte é Único, Temos 4 Atendentes em Turnos Diferentes Para Atender Você Pelo Whatsapp 24 Horas Por Dia, 7 Dias Por Semana”, isso é um diferencial.

Então você deve encontrar um diferencial único e comunicar isso de uma forma específica para o seu público.

Estratégia 3 =>> Construção de Iscas e Relacionamento

Aqui vamos entrar um pouco na parte prática da coisa, você deve criar Iscas Digitais para que as pessoas entrem no seu círculo de comunicação, aconselho que seja a sua lista de e-mail, é o mais usual hoje e o que mais funciona, você passa a se relacionar com a sua lista e ficar presente, mas como fazer isso?

Se você criou listas capturando os interessados para a sua lista de e-mail, agora passe a enviar, no mínimo, 1 vez por semana, eu recomendo aos meus alunos 2 vezes, algum conteúdo relacionado para esta lista, mostrando que você entende do assunto e que tem informação para passar gratuitamente.

Aprofundando

Este conteúdo, esta “Isca Digital” deve ser específica e relacionada com o seu Nicho e usando o exemplo anterior, “Emagrecimento Para Mulheres Que Acabaram de Ter Filhos”, a isca digital poderia ser, “E-book, Simples e Prático, Para Perder a Gordura Pós Parto” e para receber este e-book a mãe tem que deixar o e-mail, com isso você passa a fazer o processo de se relacionar e ficar presente na vida dela, conforme eu já comentei.

Perceba que com isso você vai atrair apenas quem é interessado no assunto e por entregar conteúdo gratuito vai passar a ser uma autoridade no seu Nicho e se o conteúdo que você entregar for minimamente bom, as pessoas vão pensar assim, “Nossa, se este material que ele está me dando é tão bom, imagine o que eu comprar ? “.

você precisa construir uma isca digital

Estratégia 4 =>> Construa O Seu Jardim

Avançando um pouco o que acabamos de falar sobre as Iscas Digitais, este conceito de jardim é uma analogia de você preparar um jardim muito bonito e deixar ele ali que as borboletas (no caso os seus clientes) vão chegar espontaneamente.

Colocando isso na prática é simplesmente você criar conteúdo relacionado ao seu Nicho dando dicas simples, ajudando a resolver pequenos problemas, ajudando a atingir resultados e disponibilizar na internet gratuitamente, o que é exatamente o que eu estou fazendo agora com este vídeo que é uma peça do meu jardim.

Técnica do Jardim

Acabamos de falar na Técnica do Jardim que consiste criar conteúdo, porém isso muita gente faz, então como é que você pode se posicionar usando conteúdo?

A primeira técnica é criar conteúdo que seja do interesse da sua audiência, por exemplo, se o seu público são mulheres você não vai publicar conteúdo do tipo, “3 Técnicas Para Deixar o Carro Com Brilho”, claro que não ! Você vai buscar aquilo que a sua audiência quer saber e entregar exatamente isso.

Uma ferramenta que pode te ajudar é o Planejador De Palavras Chave do Google e só abrindo um parênteses, para os meus alunos tem uma parte do meu curso que eu ensino isso na prática chamada, “Pauta de Conteúdo”.

Diferencie-se, veja o que está sendo feito pela maioria dos seus concorrentes e faça de alguma outra forma, por exemplo, todos estão fazendo textos, você começa a fazer vídeos ou áudios.

Ainda mais específico, se todos estão fazendo vídeos dando só ideias e conceitos, você pode fazer vídeos práticos com a mão na massa, mostrando como fazer, você deve ter um pouco de criatividade, se diferenciar um pouco.

Clique Aqui Para Saber Mais

Estratégia 5 =>> Designer

Uma pesquisadora conhecida, junto com a sua equipe, conduziram um estudo na Universidade de Northumbria sobre os fatores que faziam um usuário confiar ou desconfiar de um site, permanecendo ou saindo dele.

O estudo é bem simples, a pesquisadora e sua equipe colocaram várias pessoas para pesquisar sites na internet e eles tinham como tarefa apenas responder se eles confiavam ou não naquele site e o motivo disso.

O resultado foi surpreendente, ao contrário do senso comum o que faz um site não ser confiável não é o conteúdo que tem ali dentro, mas a má qualidade do designer e mais surpreendente ainda foi descobrir que a cada 100 respostas, 94 eram a mesma resposta, o designer.

Este assunto mostrou ainda que esta primeira impressão acontece em até 8 segundos. Portanto se a primeira impressão não for boa o visitante do seu site simplesmente vai embora.

Banners?

A maioria dos sites hoje está cheia de banners, anúncios, coisas que só fazem o leitor não encontrar o que ele realmente quer. Você tem que fazer com que o usuário entre no seu site e sinta-se em casa, você não recebe uma pessoa na sua casa já falando da melhor oportunidade do ano.

Tenha um design limpo, leve, sem milhares de anúncios, mostre um conteúdo bacana, tenha qualidade.

Simplificando isso na prática, use um tema profissional no seu site. Temos hoje vários temas profissionais por menos de R$ 500,00, diminua os banners, diminua os anúncios. Foque o seu site na clareza, na leveza, na limpeza e no conteúdo de qualidade.

 

Estratégia 6 =>> Explore Oportunidades

Aqui é bem simples. Quase que um resumo do que nós vimos.

Simplesmente, olhe os seus concorrentes, olhe o que já existe no mercado do seu Nicho. Liste os aspectos importantes de cada um como, designer, produto, conteúdo, mídias sociais. Veja quais os pontos que você pode se diferenciar e melhorar um pouco.

Uma forma simples de você se posicionar é entender o que já existe. Entender o que falta e então preencher estas brechas, estes espaços, então vamos lá.

Resumindo

– Afunilar o seu Nicho;

– Se posicionar e depois expandir;

– Encontrar o seu diferencial único e comunicar isso de forma específica e atraente para o seu público;

– Construção de Iscas Digitais e Relacionamento com o público;

– Construir o seu Jardim;

– Ter um Conteúdo Diferenciado e de Qualidade;

– Designer Profissional e de Qualidade no Seu Site;

– Explorar oportunidades e brechas no mercado.

Não é difícil se posicionar, porém você tem que entrar pra ganhar, fazer o seu melhor, dar o seu melhor, usar o seu potencial que eu sei que você tem.

Nem de longe você precisa ser o melhor ou buscar a perfeição, isso é impossível, porém olhe o que já existe e se coloque ali de uma forma única, coloque a sua personalidade, isso vai te diferenciar e te posicionar.

As pessoas estão cansadas do mais do mesmo, a sua personalidade é o que vai te diferenciar, faça acontecer, faça a diferença e eu sei que você consegue.

Espero que você tenha gostado do artigo.

Ana

About the Author

Ana

Leave a Comment:

All fields with “*” are required

Leave a Comment:

All fields with “*” are required